Informações
Benefícios do fomento mercantil

Fomento Mercantil: 5 benefícios para a sua empresa

O fomento mercantil, também conhecido como factoring (não sabe o que é Factoring? descubra no link), é uma prática muito interessante para empresas de qualquer porte que precisam melhorar o fluxo de caixa e possuem títulos de créditos futuros de seus clientes, adquiridos via vendas a prazo. No artigo de hoje, separamos 5 benefícios desta prática que vão te convencer a usá-la em seu negócio!

5 vantagens do fomento mercantil

Antes de investir em factoring, você precisa conhecer inteiramente a realidade da sua empresa. Por isso, avalie pontos como: liquidez da empresa, rentabilidade do negócio, os ciclos operacionais/financeiros e os prazos para recebimento/pagamento de contas.

Tendo esses dados em mãos, será possível avaliar a melhor forma de usar o factoring. Para te auxiliar nisso, confira os principais benefícios da prática.

1. Controle de fluxo de caixa

Com o fomento mercantil, você consegue antecipar o recebimento de vendas feitas a prazo – por meio da venda de títulos de crédito. Sendo assim, ao receber o valor de uma só vez, será mais fácil controlar o fluxo de caixa e melhorar a gestão da empresa no geral.

2. Suporte financeiro e administrativo

Antes de comprar os títulos de crédito de empresas, os players de Factoring costumam fomentar a produção industrial por meio de compra de matéria-prima, contribuindo assim, para o crescimento das empresas.

3. Aumenta o poder de negociação

Esse é um benefício muito importante. Afinal, quando compramos grandes quantidades de produtos e pagamos à vista, temos mais chances de conseguir um desconto. Todavia, nem sempre temos essa quantia integral, por isso, o factoring é uma ótima forma de aumentar seu poder de negociação.

4. Flexibilidade

As empresas de factoring podem realizar o pagamento de títulos da forma que for mais prática e conveniente para o cliente. Portanto, você pode receber por meio de um único DOC diretamente em sua conta, ou por mais de um DOC, depende apenas do que ficou acordado entre as partes.

5. Sem endividamentos com o fomento mercantil!

Quando uma empresa faz uma venda a prazo, muitas vezes pode ocorrer um desequilíbrio entre o recebimento deste valor e o pagamento dos compromissos regulares do negócio. Ou seja, a saúde financeira da empresa fica comprometida e pode gerar uma bola de neve de dívidas. Por isso, antes de recorrer a empréstimos de financeiras, uma opção interessante é avaliar a ajuda de uma empresa de fomento mercantil e fugir de endividamentos.

O que achou da nossa explicação sobre como o fomento mercantil pode ser uma boa para a sua empresa? Se gostou, não esqueça de compartilhar com os seus contatos. Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários!

Nos falamos no próximo artigo!

telefone