Informações
Falta de capital de giro e como factoring pode te ajudar

Capital de Giro: como o factoring pode ajudar a sua empresa

Se você tem uma empresa, com certeza está familiarizado com o termo capital de giro, correto? Caso não esteja, é ainda mais importante ler o nosso artigo de hoje. Nele, vamos discutir um problema delicado e que, infelizmente, ainda é comum no mundo inteiro: a falta de capital de giro. Continue a leitura para entender o que é esse desafio e como solucioná-lo.

O que é capital de giro

O capital de giro faz parte dos recursos usados para cuidar da saúde financeira do seu negócio. Não importa o tipo ou tamanho da sua empresa, sem dúvidas ela possui operações que exigem dinheiro para que possam acontecer. Dessa forma, o capital de giro é justamente o valor utilizado para esses procedimentos. Nos períodos de baixa venda, por exemplo, o capital de giro é a solução para preservar o equilíbrio da empresa.

O que causa falta no capital de giro?

O principal aspecto relacionado à falta de capital de giro é a ausência de um planejamento consistente. Para facilitar o entendimento, vamos ilustrar com um exemplo:

Imagine que uma pequena empresa de confecção de roupas atende às principais lojas de varejo. Por ser menor, ela não consegue negociar vantajosamente com os seus clientes e, por consequência, acaba recebendo seu pagamento apenas 60 dias após a venda.

Em contrapartida, os seus fornecedores exigem um pedido mínimo maior do que a empresa precisa por mês e determina que o pagamento seja efetuado no ato. Ou seja, o empreendedor da confecção terá que desembolsar uma quantia em dinheiro antes de receber o que vendeu, e ainda ficará com um volume enorme de insumos parados no estoque.

Por conta da falta de recursos e planejamento, a empresa vai começar a sentir falta do dinheiro e tudo isso se tornará uma bola de neve.

Tudo bem, agora que entendemos como o problema surge, está na hora de entender como o factoring é uma ótima solução!

Factoring, a famosa antecipação de recebíveis

Mas o que é Factoring, afinal? Essa prática consiste em antecipar recebíveis. Trata-se de uma solução prática e eficiente. Você busca por uma empresa que preste esse serviço e recebe dela o valor correspondente ao que receberia no futuro. Sendo assim, quando o seu cliente realizar o pagamento do valor, ele será repassado à instituição que antecipou o valor para o seu negócio.

O que achou do nosso artigo sobre capital de giro e factoring? Se ficou interessado nessa prática, saiba mais sobre como o factoring pode ajudar a sua empresa. Além disso, não esqueça de curtir e compartilhar com os seus contatos.

Até a próxima!

telefone