Informações
Desconto de Cheques entenda mais sobre a operação

Desconto de Cheques: saiba tudo sobre essa operação!

O desconto de cheques é uma operação de crédito que possibilita a antecipação do fluxo de caixa, sendo feito por meio de pré-datados. Normalmente, essa opção é indicada para empresas de caráter privado e comercial, tanto como indústrias e prestadores de serviços. Para que você entenda todos os benefícios envolvidos nessa operação, preparamos esse artigo.

Continue a leitura para entender porque o desconto de cheques é uma opção interessante!

Antecipe valores com os cheques pré-datados

O desconto de cheques é muito semelhante a antecipação de fatura de cartão de crédito. Ou seja, permite antecipar valores que sua empresa receberia futuramente. É importante destacar duas coisas: não existe um valor mínimo acerca dos recebíveis e o valor máximo poderá variar de acordo com o porte da sua empresa e o ramo de atuação.

Já sobre prazos, o vencimento dos cheques poderá variar de 6 dias até 120 dias corridos. Por outro lado, o prazo total do contrato de limite de crédito, o que pode ser considerado é o de 360 dias.

Conheça os encargos envolvidos no desconto de choques

Existem dois encargos sobre o desconto de cheques, que são:

  • Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) – considerando a legislação vigente.
  • Tarifas Bancárias – os valores das tarifas destinadas à operação podem ser avaliadas com a instituição financeira.

Não esqueça: o contrato deve ser único para todas as operações de desconto e deve ser assinado pelos sócios e dirigentes da empresa.

Por que vale a pena realizar o desconto de cheques

A operação de desconto de cheques traz importantes benefícios para você, veja:

  • Juros prefixados: com juros prefixados, é possível evitar surpresas desagradáveis no final do mês. Assim, você tem mais autonomia em relação aos seus gastos e segurança para considerar um melhor controle.
  • Relatórios sobre as movimentações: por meio de um relatório mais completo e assertivo, você acompanha, detalhadamente, todas as transações feitas.
  • Liquidação do desconto realizado: com o desconto de cheques, você pode compensar seu cheque sem precisar transitar pela conta da sua empresa.
  • Antecipação de recebíveis: a maior vantagem do desconto de cheques, sem sombra de dúvidas. Afinal, quando uma empresa realiza uma venda, ela precisa receber os valores em um prazo mais curto do que é indicado na operação. Ou seja, essa operação permitir angariar recursos e operacionalizar os trâmites internos.

Além do desconto de cheques, Factoring também é uma boa opção

Mas o que é Factoring? A operação de uma Factoring é um mecanismo de fomento que possibilita a uma empresa fomentada vender seus créditos, normalmente causados por vendas à prazo, para um empresa de Factoring. Na prática, isso representa o recebimento imediato de créditos futuros, para assim, aumentar o seu poder de negociação.

Essas foram nossas dicas sobre o que você precisa saber sobre a operação descontos de cheques. Nós somos a Hoome Credit, empresa especializada em Factoring e pronta para ser uma solução que você busca.

Se gostou, não esqueça de compartilhar com os seus contatos. Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários!

telefone