Informações
Veja como o desconto de duplicatas pode ajudar seu fluxo de caixa

Desconto de Duplicatas: veja como melhorar o seu fluxo de caixa

Se você é dono de um negócio, temos certeza que sabe como é importante cuidar da parte financeira da sua empresa. Existem inúmeras modalidades que ajudam no recebimento de capital para investimento em serviços, funcionários, entre outros itens importantes para a manutenção de qualquer negócio. Empréstimos, financiamentos, factoring, desconto de duplicatas, são muitas opções… No artigo de hoje, falaremos da última opção e como ela pode ajudar o seu fluxo de caixa.

O que é o desconto de duplicatas?

O desconto de duplicatas ou títulos é um adiantamento de recursos feito pelo banco sobre os valores dos respectivos títulos (sejam duplicatas ou notas promissórias). Ou seja, nessa operação, o cliente recebe antecipadamente o valor correspondentes às vendas feitas a prazo.

Em síntese, essa operação é quando uma empresa pega um empréstimo disponibilizando a duplicata como garantia.

Tipos de Desconto de Duplicatas

O desconto de duplicatas pode ser obtido de diferentes formas, mas as duas principais são:

  • Cobrança simplificada: nela, a empresa recebe o valor das duplicatas que possui e conta que o comprador cumprirá a sua parte em pagar o valor devido. Em caso de inadimplência, o valor restante será descontado da empresa que pediu o adiantamento.
  • Cobrança caucionada: na cobrança caucionada, a empresa faz a penhora de todas as suas duplicatas, tendo direito junto à instituição financeira de solicitar uma parte desse valor como adiantamento de crédito.

Desconto de Duplicatas: é uma boa opção?

Sim! É uma excelente opção, principalmente para quem precisa adiantar os seus recebíveis de forma mais segura. Por isso, se você tiver com o fluxo de caixa meio complicado e tem várias duplicatas “engavetadas”, essa antecipação é uma excelente alternativa.

Afinal, na hora de negociar um contrato de serviço ou comprar insumos, ter a opção de pagar a vista te oferece mais segurança e aumenta as chances de fechar um negócio mais vantajoso para a sua empresa.

Entretanto, existem alguns cuidados que precisam ser analisados, como as taxas bancárias, juros e outras tarifas. Então, da mesma forma como o factoring, essa operação financeira possui taxas e deve ser avaliada com cuidado. Por isso, analise muito bem o custo benefício antes de decidir.

Factoring: conheça a solução para a sua empresa

Como vimos hoje, o factoring pode ser uma alternativa mais segura para o seu negócio. Mas para garantir todos os benefícios dessa modalidade, você precisa de uma empresa diferenciada. Nós, da Hoome Credit, estamos no mercado de factoring e sabemos como te ajudar.

Essas foram nossas dicas sobre o que você precisa saber sobre a antecipação de recebíveis. Se gostou, não esqueça de compartilhar com os seus contatos. Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários!

telefone