Informações
Capital de giro

Capital de giro

Presente em praticamente todas as contas quando se fala em gestão financeira da empresa, o capital de giro ainda é um mistério para novos empresários. Saiba o que compõe esse valor e como calcular o seu.

Componentes do capital de giro

Existem alguns componentes que compõe o capital de giros, são eles os ativos correntes e passivo circulante.

Ativos correntes

É o que a empresa possui atualmente – tangível e intangível – que pode facilmente se transformar em dinheiro dentro de um ano ou um ciclo de negócios, o que for menor. Incluindo contas correntes e poupança; títulos negociáveis de alta liquidez, como ações, títulos, fundos mútuos e ETFs; contas do mercado monetário; caixa e equivalentes de caixa, contas a receber, estoque e outras despesas pagas antecipadamente a curto prazo. Outros exemplos incluem ativos circulantes de operações descontinuadas e juros a pagar. O ativo circulante não inclui investimentos de longo prazo ou ilíquidos, como certos fundos, imóveis ou colecionáveis.

Passivo Circulante

De maneira semelhante, o passivo circulante inclui todas as dívidas e despesas que a empresa espera pagar dentro de um ano ou um ciclo de negócios, o que for menor. Isso normalmente inclui todos os custos normais da administração do negócio, como aluguel, serviços públicos, materiais e suprimentos; pagamentos de juros ou principal sobre dívida; contas a pagar; passivos acumulados; e imposto de renda acumulado. Outros passivos circulantes incluem dividendos a pagar, arrendamento mercantil com vencimento em um ano e dívida de longo prazo que está vencendo.

Como calcular o capital de giro

O capital de giro é calculado usando a razão atual, que é o ativo circulante dividido pelo passivo circulante. Uma relação acima de 1 significa que o ativo circulante excede o passivo e, geralmente, quanto maior a proporção, melhor.

Valor = Ativo corrente / Passivo Circulante

O valor exato do capital de giro pode mudar todos os dias, dependendo da natureza da dívida de uma empresa. O que antes era um passivo de longo prazo, como um empréstimo de 10 anos, torna-se um passivo circulante no nono ano, quando o prazo de reembolso é inferior a um ano. Da mesma forma, o que antes era um ativo de longo prazo, como imóveis ou equipamentos, de repente se torna um ativo circulante quando um comprador é alinhado.

O capital de giro como ativo circulante não pode ser depreciado da mesma forma que o ativo fixo de longo prazo. Certos capitais de giro, como estoques e contas a receber, podem perder valor ou até ser baixados algumas vezes, mas como isso é registrado não segue as regras de depreciação. O capital de giro como ativo circulante só pode ser debitado imediatamente como custo único para corresponder à receita que eles ajudam a gerar no período.

Embora não possa perder seu valor para a depreciação ao longo do tempo, o capital de giro pode ser desvalorizado quando alguns ativos precisam ser marcados para o mercado. Isso acontece quando o preço de um ativo está abaixo do custo original e outros não são recuperáveis. Dois exemplos comuns envolvem estoque e contas a receber.

A obsolescência do estoque pode ser um problema real nas operações. Quando isso acontece, o mercado para o estoque tem um preço inferior ao valor de compra inicial do estoque, conforme registrado nos livros contábeis. Para refletir as condições atuais do mercado e usar o método de menor custo e mercado, uma empresa reduz o estoque, resultando em perda de valor no capital de giro.

Algumas contas a receber podem se tornar incobráveis ​​em algum momento e precisam ser totalmente baixadas, o que é outra perda de valor no capital de giro. Como essas perdas no ativo circulante reduzem o capital de giro abaixo do nível desejado, pode levar fundos ou ativos de longo prazo para reabastecer o déficit do ativo circulante, uma maneira cara de financiar capital de giro adicional.

Aumente seu capital de giro

Muitas vezes as contas não fecham e aí precisamos encontrar soluções para aumentar nosso capital de giro. Uma dessas soluções é o factoring, que nada mais é que a antecipação de recebíveis para beneficiar sua empresa.

Regiões onde a Hoome Credit atende Capital de giro

telefone